HomeViagensComo celebrar o Dia de Sant Jordi: livros, rosas e dragões

Como celebrar o Dia de Sant Jordi: livros, rosas e dragões

Como celebrar o Dia de Sant Jordi: livros, rosas e dragões

Todo 23 de abril rd as ruas da minha cidade, Barcelona, ​​se enchem de rosas vermelhas e estantes de livros, para uma celebração mergulhada na história. Você já ouviu falar do Sant Jordi Day? É um dos mais belos festivais da Catalunha e o mais romântico. Os britânicos já podem conhecer Sant Jordi como São Jorge, o santo padroeiro da Catalunha e da Inglaterra. Eu sou Mariona, um membro do Hostelworld e vou compartilhar minhas dicas, para que você possa desfrutar desta celebração catalã, como um local.

O que é Sant Jordi dia?

Nos 15 o século Sant Jordi (São Jorge) tornou-se o santo padroeiro da Catalunha, e mercados de rosas começaram a aparecer por toda a região todos os anos no 23 de abril, representando a rosa que Sant Jordi deu para a princesa depois de matar o dragão

 Dia de Sant Jordi - rosas

John PX no Flickr

Desde então, tornou-se tradição na Catalunha que neste dia meninos e homens devem dê uma rosa para as mulheres que elas amam. Isso inclui suas esposas, namoradas ou paixões, mas também seus professores, irmãs, avós e mães … confie em mim, você não gostaria de ser o cara que não deu uma rosa para sua mãe!

Eventualmente essas feiras começaram para encher com estantes para comemorar a lenda de Sant Jordi, e tornou-se tradição para as mulheres dar livros aos homens neste dia.

Assim, através de flores e livros, Sant Jordi Day se tornou o dia mais romântico da Catalunha. Quem precisa do dia dos namorados?

 Sant Jordi Day - livros

Ajuntament d'Esplugues de Llobregat no Flickr

A lenda por trás da tradição

A história por trás Sant Jordi Day também é conhecido como St George and the Dragon – você provavelmente já ouviu isso antes, mas no caso de você ter esquecido, estou aqui para refrescar sua memória. Esta é a lenda de Sant Jordi, como eu me lembro:

Nos tempos medievais, em uma terra distante, vivia uma cidade constantemente ameaçada por um dragão aterrorizante. As pessoas da aldeia ficaram cansadas de ter as suas casas queimadas e as suas famílias consumidas, por isso pediu ao seu rei uma solução. O rei fez um pacto com o dragão e alimentou-o com um animal de fazenda todos os dias em troca de deixar a aldeia sozinho. Mas, um dia não havia mais animais na aldeia, então o rei teve que pensar em uma solução diferente. Daquele dia em diante, eles desenhariam nomes para decidir qual pessoa seria sacrificada para salvar o resto da vila.

O resultado do primeiro sorteio foi uma surpresa para todos – o nome da princesa foi lido. ! O rei tentou desenhar novamente, alegando que era um erro, mas a princesa aceitou seu destino e se adiantou para se sacrificar.

Como a princesa ficou na frente do dragão, um bravo cavaleiro que estava passando por ( AKA Sant Jordi) notou a cena incomum, correu em direção ao dragão e matou com sua espada. Do sangue do dragão cresceu uma roseira, e o cavaleiro cortou uma flor e apresentou-a para a princesa

Como agradecimento por salvar sua aldeia e sua filha, o rei deu a mão do cavaleiro a princesa em casamento e todos eles viveram juntos, felizes para sempre

 Sant Jordi Day - dragão no palco

Ajuntament d'Esplugues de Llobregat no Flickr

Feminista Sant Jordi Dia

Como você provavelmente já notou, a história de Sant Jordi tem séculos e precisa ser atualizada. Ele foi re-imaginado por algumas incríveis escritoras femininas com um toque feminista, como este de Elisenda Pascual que inclui um dragão amante da música, um filósofo Knight e uma princesa não feminina. Outras versões apresentam uma Knight Feminina, um romance entre o Dragão e a Princesa e uma relação entre o Dragão e o Cavaleiro. Qual destes combos fabulosos é o seu favorito? 💕

E quem diz que os livros são apenas para meninos? Mesmo que tradicionalmente as meninas recebessem flores, hoje em dia elas também recebem livros de seus parceiros – ou as compram sozinhas. Então, se você tem uma namorada, uma mãe ou uma irmã que você quer ter um presente de Sant Jordi, os livros são uma escolha fantástica.

Sustentável Dia de Sant Jordi

Infelizmente, 60% das rosas são vendidos no Sant Jordi Day são importados de outros países. Não é que não haja rosas na Catalunha, é só que rosas cultivadas em lugares mais quentes, são mais altas e mais finas, e são consideradas mais 'perfeitas'.

Faça um favor ao mundo e tente comprar rosas locais de fazendas locais . Você poderá identificá-los porque a flor é mais larga e mais aberta. Se você tem alguma dúvida, pergunte ao vendedor e eles serão capazes de ajudá-lo.

 Day Sant Jordi - Red Roses

Ajuntament de Vilanova i la Geltrú no Flickr

Eu sou um grande fã de ir sem papel e carregar meu kindle em todos os lugares, mas conseguir um livro em papel no Sant Jordi Day é parte da magia dessa festa. Uma ótima opção é procurar por livros em segunda mão – você encontrará muitos estandes para vendê-los! Normalmente, eles são muito mais baratos e você sempre pode encontrar jóias escondidas.

Os melhores lugares para comemorar o Dia de Sant Jordi

Em todos os lugares na Catalunha é um bom lugar para comemorar o Dia de Sant Jordi. Ir a qualquer centro da cidade para desfrutar de feiras com livros, rosas e todos os tipos de decorações artesanais em forma de rosas e guloseimas. Aqui estão algumas das minhas recomendações pessoais, se você quiser aproveitar ao máximo as festividades:

Dia Sant Jordi em Montblanc

Para celebrar Sant Jordi como a realeza medieval, você deve visitar a Montblanc. Sua herança medieval bem preservada faz você se sentir como se estivesse voltando no tempo, mais durante a semana que o Sant Jordi Day acontece há um Festival Medieval que veste toda a vila com bandeiras, armas e todos os tipos de coisas curiosas.

 Dia de Sant Jordi em Montblanc

Miguel Campo de Flickr

Se você visitar Montblanc em Sant Jordi Day, você também poderá ver uma performance mostrando Sant Jordi dando uma rosa para a princesa, que inclui um show de dança medieval

  • Como ir de Barcelona para Montblanc? Você pode pegar o trem (peça as linhas R13 e R14 nas estações principais) ou alugar um veículo particular. A viagem de trem custa cerca de 10 euros em cada sentido e leva cerca de duas horas e meia.

Dia de Sant Jordi em Puigverd de Lleida

Em Puigverd de Lleida há outro festival medieval em torno do Dia de Sant Jordi. Depois de um dia cheio de atividades, que inclui gigantes da dança e música popular, há uma representação teatral ao ar livre da lenda de Sant Jordi. Você pode não entender o que eles dizem, mas as fantasias e a atmosfera compensarão isso.

E se eu ainda não os convenci, aposto que vou agora: depois do teatro há um jantar muito barato feito com um deliciosa salsicha catalã chamada “butifarra”. A refeição inclui uma bebida e pão e custa 10 €.

  • Como chegar de Barcelona para Puigvert de Lleida? Embora existam trens de Barcelona, ​​eles não são muito regulares, então eu recomendo teaming up com alguns amigos de albergue e organizando uma viagem de estrada

Dia de Sant Jordi em Barcelona

Obviamente, a celebração ultra-famosa em Barcelona não poderia ser deixada fora de minha lista. A cidade é lindamente decorada com rosas em cada esquina e feiras vendendo todo tipo de livro que você possa imaginar. A única desvantagem é que ele tende a ser muito lotado, o que é parte do charme da cidade – ou pelo menos é o que eu digo a mim mesmo todos os anos para lidar com a falta de espaço pessoal.

Aparentemente Gaudí era um grande Amante desta celebração, como ele dedicou um edifício inteiro para ele. A arquitetura da Casa Batlló foi inspirada na lenda de Sant Jordi, especialmente no telhado, onde telhas em forma de escala representam a parte de trás do Dragão. É por isso que todos os anos, no Dia de Sant Jordi, a Casa Batlló acorda coberta de rosas vermelhas brilhantes

 Dia de Sant Jordi em Barcelona

@ paulisab93

⚡️ sobre todas as semelhanças entre a lenda de Sant Jordi e a Casa Batlló aqui

Explore os diferentes bairros de Barcelona, ​​não apenas La Rambla no centro da cidade, como as festividades acontecem por toda parte. Eu o encorajo a caminhar em direção ao Parque Ciutadella, Barceloneta e Gràcia para ver as outras faces do Dia de Sant Jordi. Você pode até pegar uma performance ao vivo!

Albergues Sant Jordi em Barcelona

Se você visitar Barcelona durante o Dia de Sant Jordi, por que não ficar em um albergue com o nome do festival? Espere o que? Sim, há uma cadeia de albergues em Barcelona chamada Sant Jordi – é assim que o nosso amor pelo Dia de Sant Jordi vai!

Sant Jordi Alberg

Um albergue de festa no Bairro Gótico, um dos bairros mais centrais e históricos de Barcelona. É perfeito para viajantes individuais, uma vez que a equipe do albergue organiza muitas atividades para os hóspedes se conhecerem.

Sant Jordi Sagrada Familia

especificamente para os amantes de skate, a vibração desta pousada é o estilo de rua. Luzes de néon, velhos skates nas paredes, grafite e até um pequeno skatepark são algumas das surpresas que esperam por você aqui. Ah, e claro, uma atmosfera incrível!

Sant Jordi Hostels Gracia

Esta pousada está no bairro mais moderno de Barcelona, ​​Gràcia, e mostra. Você pode alugar bicicletas para explorar ou participar de aulas de ioga no terraço. A equipe e outros viajantes vão fazer você se sentir em casa e sua super perto de Casa Batlló, para que você possa explorar obra-prima de conto de fadas de Gaudí

Sant Jordi Hostels Rock Palace

Esta pousada é tão grande que eu não posso até mesmo expressar em minhas próprias palavras. Felizmente, isso é o que os comentários são para: "Não é um grande cara de deixar uma revisão, mas essa experiência de pousada foi incrível! A equipe foi extremamente amigável, eles nos mostraram um grande momento ambas as noites eu estava lá. Instalações muito limpas e agradáveis. Acabamos passando o segundo dia inteiramente com os amigos que fizemos na primeira noite no andar de baixo. ”

Você já celebrou o Dia de Sant Jordi em Barcelona? Do que você gostou mais? Deixe sua experiência nos comentários para inspirar outros viajantes 👇👇

📷 Um grande obrigado ao @triophotographer pela imagem em destaque, ótima foto!

Continue lendo:

No comments

leave a comment